Ação de recolhimento de pneus faz parte da semana estadual de mobilização contra o Aedes aegypti

Nove municípios catarinenses participaram de uma atividade conjunta da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) e do Instituto do Meio Ambiente (IMA). Entre os dias 24 e 26 de novembro, técnicos das duas instituições estiveram em Abelardo Luz, Cunha Porã, Faxinal dos Guedes, Formosa do Sul, Ireneópolis, Itaiópolis, Major Vieira, Papanduva e Palmitos para realizar o recolhimento de pneus inservíveis. A cidade de Paulo Lopes deve participar da atividade ainda essa semana.

A ação foi uma das atividades previstas para a semana estadual de mobilização contra o mosquito Aedes aegypti. No total foram recolhidos 2.107 pneus inservíveis, que serão encaminhados pela RECICLANIP à cidade de Araucária, no Paraná. Lá, serão reciclados em componentes para indústria de pavimentação asfáltica, completando assim o ciclo da logística reversa.

No atual cenário epidemiológico, em que o estado de SC vivencia um aumento importante nos casos de dengue, o objetivo da ação foi mobilizar e sensibilizar a população a respeito da importância da destinação adequada dos pneus. “O descarte irregular de pneus inservíveis pode causar sérios riscos à saúde e ao meio ambiente. Isso porque, quando jogados no meio ambiente, podem servir de criadouros, acumulando água e lixo, ajudando na proliferação de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti”, explica João Fuck, gerente de zoonoses da DIVE/SC.  

Assessoria de Comunicação
Amanda Mariano, Bruna Matos e Patrícia Pozzo
Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) / SES
Fone: (48) 3664-7406 | 3664-7402
Plantão: (48) 99156-7253
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
www.dive.sc.gov.br


Topo