A Vigilância Epidemiológica lança pesquisa sobre controle de roedores para reduzir incidência de leptospirose em municípios catarinenses

Para identificar os fatores que têm levado 51 municípios a apresentarem as maiores taxas de incidência de leptospirose em Santa Catarina, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) lança uma pesquisa específica para essas regiões. “O foco desse estudo epidemiológico é o controle de roedores sinantrópicos, principal reservatório da bactéria leptospira”, explica abióloga Miriam Sant'Anna Ghazzi, técnica em gestão e promoção de saúde da Gerência de Vigilância de Zoonoses e Entomologia da Dive. 

A leptospirose é uma doença grave, causada pela bactéria leptospira, presente na urina contaminada de animais, principalmente ratos. A bactéria penetra no corpo através de machucados e, até mesmo, da pele sadia quando a pessoa fica muito tempo dentro da água. Por isso, o risco é maior em épocas de enchentes e alagamentos.  Os sintomas iniciais podem ser semelhantes aos da gripe, provocando febre, calafrios, dor de cabeça, mal-estar e dores no corpo. Um sintoma bastante característico é uma forte dor nas panturrilhas (batata da perna). A doença pode levar a quadros graves, com sangramento pelo nariz, vômito ou escarro com sangue, pele amarelada (icterícia) e diminuição da urina.

Sobre a pesquisa

O resultado do inquérito servirá de base para o Governo do Estado programar as medidas a serem tomadas para redução da incidência de leptospirose em Santa Catarina. O questionário deverá ser preenchido pelo responsável pelo Controle de Roedores Urbanos dos 51 municípios listados abaixo até o próximo dia 10 de novembro. Esses municípios foram escolhidos por terem apresentado altas incidências de leptospirose por, no mínimo, dois anos entre 2010 e 2013.


Clique aqui e responda o questionário on-line. 

Municípios participantes do inquérito epidemiológico:

Agronômica
Águas Mornas
Alfredo Wagner
Angelina
Anitápolis
Antonio Carlos
Bandeirante
Benedito Novo
Biguaçú
Caibi
Corupá
Cunha Porã
Descanso
Doutor Pedrinho
Forquilhinha
Garuva
Grão Pará
Guaraciaba
Guaramirim
Iporã do Oeste
Ipumirim
Iraceminha
Jaraguá do Sul
Maravilha
Massaranduba
Meleiro
Nova Itaberaba
Palmitos
Pedras Grandes
Peritiba
Pomerode
Porto União
Presidente Getúlio
Rio do Oeste
Rio Fortuna
Riqueza
Rodeio
Romelândia
Santo Amaro da Imperatriz
São Bonifácio
São João do Itaperiú
São Ludgero
São Martinho
São Miguel do Oeste
São Pedro de Alcântara
Schroeder
Sul Brasil
Taió
Tigrinhos
Timbó
Tunápolis

 


Topo