Governo do Estado capacita todos os agentes comunitários de saúde do Estado para atuarem no combate ao mosquito Aedes aegypti

Na próxima sexta-feira, dia 22 de janeiro, será realizada uma webconferência, por meio do Núcleo Telessaúde SC, aos agentes comunitários de saúde de 267 municípios do Estado sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti. Os profissionais atuantes nos 28 municípios considerados infestados foram treinados no dia 7 de janeiro.

A capacitação desta semana terá enfoque nas ações de eliminação de potenciais criadouros e será conduzida por João Fuck, coordenador do Programa Estadual de Controle à Dengue, vinculado à​ Gerência de ​Vigilância de Zoonoses e Entomologia (G​ezoo) da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC). “Nosso objetivo é que os agentes incluam esse tema nas orientações que costumam repassar aos moradores durante as visitas de rotina”, explica. No total, 10.226 agentes comunitários de saúde atuam no Estado pertencentes às equipes de Estratégia Saúde da Família das secretarias municipais de saúde.

Com essa iniciativa, o Governo do Estado amplia para todo o Estado a abrangência das ações de eliminação de potenciais criadouros do mosquito, que já estão sendo realizadas nos 28 municípios considerados infestados. “Os agentes comunitários de saúde têm importante papel por estarem próximos da população, levando educação em saúde de casa em casa. Precisamos criar uma cultura de prevenção em toda a população de Santa Catarina”, destaca Suzana Zeccer, gerente de Zoonoses da Dive/SC e coordenadora da Sala de Situação estadual.

Informações adicionais à imprensa:
Letícia Wilson / Patrícia Pozzo
Núcleo de Comunicação
Diretoria de Vigilância Epidemiológica
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 3664-7406
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


Topo