Nota à imprensa Vacina contra a dengue

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC) da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC) informa que, no momento, o Estado não pretende utilizar a vacina produzida pelo laboratório Sanofi Pasteur no calendário básico de vacinação de Santa Catarina.
 
A DIVE/SC segue as orientações do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI/MS) não recomendando a introdução neste momento da vacina contra a dengue no Calendário de Vacinação. Segue também a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que não recomenda a utilização da vacina em populações com baixa prevalência da doença, como é o caso de Santa Catarina.
 
Diante disso, a DIVE está alinhada ao PNI/MS aguardando novos estudos de eficácia e segurança do imunobiológico disponível atualmente, bem como a disponibilização de novas vacinas que estão sendo desenvolvidas, e que se adequem às necessidades da população catarinense.  Neste sentido, iremos aguardar a implementação da vacina no calendário de imunização do Ministério da Saúde (MS) para disponibilizá-la à população. 
 
A Sociedade Brasileira de Pediatria é um organismo privado que recomenda, porém não determina, o uso de vacinas.

 


Topo