Nota à imprensa: Exames de dengue estão sendo realizados em Chapecó

A partir de segunda-feira (19) os exames para diagnóstico da Dengue Elisa-IGM e NS1 passarão a ser realizados no Lacen Chapecó - Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Santa Catarina da Gerência Regional de Saúde de Chapecó. Antes disso, esses exames eram realizados no Lacen em Florianópolis, único laboratório habilitado a realizar esta atividade.

O objetivo dessa ação é agilizar os resultados dos exames e também auxiliar no tratamento imediato dos pacientes com a doença. Cerca de 80 municípios do Oeste e Extremo Oeste de Santa Catarina estão sendo atendidos pelo Lacen de Chapecó.

Para a implantação dessa atividade em Chapecó foi necessária a aquisição, por parte do Lacen, de novos equipamentos e treinamento para os profissionais que estão habilitados para a realização dos exames: "Pensando em agilizar o resultados dos exames, para que quem saia ganhando com a ação seja a população", declarou a Gerente Regional de Saúde de Chapecó, Cassiana Telles.

De acordo com Carlos Merisio, Bioquímico responsável pelo Lacen de Chapecó, o laboratório conta com uma estrutura de cinco laboratórios e setor administrativo, onde atuam cinco bioquímicos, três técnicos de análises clínicas e um administrativo. No local, são realizados exames de análises de qualidade de água, hepatite, HIV, malária, entre outros. O laboratório está situado na Rua Dom Joaquim Domingos de Oliveira, 100 - D, no bairro Passo dos Fortes. "A realização dos exames em Chapecó era uma reivindicação antiga dos municípios da região e que agora será atendido", complementou.