Aviso de Pauta - Assinatura da Declaração de Paris

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC) da Secretaria de Estado da Saúde Santa Catarina (SES/SC), realiza nesta quarta-feira, 13, às 14h, o encontro para assinatura da Declaração de Paris, que acontecerá durante o Congresso de Prefeito, da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), no Centro Sul - Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis.

O encontro contará com a presença da ​​d​​iretora da UNAIDS no Brasil, senhora Georgiana Braga Orillard, da ​​representante do Ministério da Saúde, doutora Adele Benzaken e do Secretário Estadual de Saúde, Acélio Casagrande. Além do superintendente de Vigilância em Saúde e diretor da Dive/SC, Eduardo Macário e dos prefeitos dos 12 municípios que fazem parte da Cooperação Interfederativa para resposta à situação do HIV/Aids em Santa Catarina.

A UNAIDS é o programa das Nações Unidas criado em 1996 e que tem a função de criar soluções e ajudar nações no combate à AIDS.

A Declaração de Paris foi resultado de uma iniciativa lançada no Dia Mundial de Luta contra a AIDS de 2014, na qual prefeitos de todo o mundo foram chamados para firmarem o compromisso de Acelerar a Resposta para o fim da epidemia de AIDS em suas cidades.

Entre os compromissos, está o alcance das metas 90-90-90, o que significa ter, até 2020, 90% das pessoas vivendo com HIV sabendo que tem o vírus, 90% das pessoas diagnosticadas com HIV recebendo tratamento; 90% das pessoas em tratamento com carga viral indetectável, além de Zero Descriminação. O conteúdo completo da Declaração de Paris segue em anexo.

As cidades têm estado por muito tempo na vanguarda da resposta à AIDS. Elas se encontram agora em posição privilegiadas para liderar as ações para acelerar a resposta à AIDS. Graças aos avanços científicos, ao ativismo da sociedade e ao compromisso político dos gestores, temos uma oportunidade de controlar e/ou eliminar a epidemia de AIDS no mundo até 2030.

O que: Assinatura da Declaração de Paris

Quando: 13, quarta-feira, 14h

Onde: Congresso de Prefeito, da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), no Centro Sul - Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis.

Informações e contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. | Patrícia Pozzo (48) 9671-7905 | Cristina Schulze (48) 9833-3330

www.dive.sc.gov.br